Policlinica Vida - PROCEDIMENTOS DE COLETA



Exames Laboratoriais:


As análises são realizadas em amostras de: sangue, urina, fezes, escarro, esperma, secreção uretral, conteúdo vaginal, saliva, líquor, secreções, etc. Estas amostras, dependendo do exame, podem ser coletadas: pelo laboratório, pelo médico ou pelo próprio paciente (neste caso você receberá instruções juntamente com os recipientes apropriados).


» Glicemia de Jejum e Pós Prandial

» Glicemia de Jejum e Pós Prandial

Estas coletas devem acontecer no mesmo dia. Se for solicitado o exame de pós-prandial, o paciente deve realizar primeiro a coleta em jejum e comparecer exatamente 2 horas após as refeições para colher nova amostra (o teste poderá ser colhido após qualquer refeição, de preferência uma refeição habitual do cliente e o intervalo de duas horas começa a contar a partir do início do almoço). Pode –se ingerir água nesse período. Se ingerir sobremesas, fazê-la logo após a refeição. Neste intervalo de 2 horas não poderá: chupar balas, mascar chicletes, tomar café, suco, sorvete, etc. Critério que deve ser seguido rigorosamente.

» Urina de 24 horas

» Urina de 24 horas

Antes da realização da coleta de urina de 24 horas consultar o laboratório, pois, alguns exames necessitam de recipientes com conservante para o resultado correto. Outras vezes a urina deverá permanecer em geladeira durante toda a coleta. No primeiro dia pela manhã, urine noemalmente no vaso sanitário, não guardando essa urina. Anote o horário com precisão de minutos (ex.: 7:13). Daí em diante, cada vez que urinar, coloque toda a urina no frasco e vá juntando sem perder nada (se o volume ultrapassar a capacidade do frasco, não perca a urina e a recolha em outro frasco). no dia seguinte, ao completar 24 horas ( ex 7:13h) ueine e adicione toda essa urina ao frasco. Encaminhe o material ao laboratório imediatamente.

» PSA

» PSA

O paciente deve: Após ultra-som Trans-retal, aguardar 24 horas; após exercícios pesados, aguardar 24 horas; após toque retal, aguardar 2 dias; após biópsia de próstata, aguardar 4 semanas após massagem na próstata, aguardar 4 semanas.

» Urina jato Médio

» Urina jato Médio

Para realização deste exame, é necessário que seja colhida a primeira urina da manhã ou que o paciente esteja com intervalo de no mínimo quatros horas sem urinar. Fazer a higiene da região genital com água e sabão, sem usar anti-sépticos. Enxugar com toalha limpa ou gaze.Destampar o recipiente estéril de coleta fornecido pelo laboratório. Desprezar o primeiro jato de urina, recolher a porção média diretamente no recipiente e tampá-lo imediatamente. Entregar no laboratório, até no máximo 4 horas após a coleta. A refrigeração inviabiliza alguns agentes de uretrites.

» Espermograma

» » Espermograma

O paciente deve ficar em total abstinência sexual por 2 a 7 dias antes do exame ( sem relações nem masturbações). Antes da coleta, deve-se urinar e lavar as mãos e o pênis com sabonete neutro e enxugá-los com toalha limpa. O esperma deve ser colhido através de automasturbação. Não é permitido o uso de camisinha. Ao retirar a tampa do coletor, colocá-la sobre uma superfície limpa com a parte interna virada para cima. Todo o sêmen deve ser coletado. Após a coleta, deve-se fechar bem o recipiente e anotar a hora exata em que terminou. Se a coleta for efetuada no laboratório, avisar aos técnicos na hora do término. Se for no domicílio, o material deverá ser transportado de forma a não virar o recipiente e não ser submetido a temperaturas inferiores a 20ºC ou superiores a 40ºC. Fornecer ao laboratório os seguintes dados: doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações, número de filhos (caso tenha) e se já fez vasectomia. Este exame é realizado de segunda a quinta-feira.

» Exames Micológicos

» Exames Micológicos

Couro cabeludo e pêlos: A coleta do material só poderá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico. Não usar creme nos cabelos pelo menos um dia antes do exame. Pele: Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões. Nas lesões do pé, o paciente deve usar meias e sapatos antes da coleta do material. Unhas: Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.

» Coleta de urina por Meio de Saco (para criança)

» Coleta de urina por Meio de Saco (para criança)

Fazer a higiene da região genital com água e sabão e não usar anti-sépticos. Nos meninos, retrair o prepúcio e lavar bem. Nas meninas, limpar sempre de cima para baixo, trocando a compressa sempre que voltar ao local onde iniciou a limpeza. Enxugar com toalha limpa ou gaze. COLETA: Retirar o papel que recobre a parte adesiva e fixar o orifício do saco coletor.Caso no período de 30 minutos a criança não tenha urinado, retirar o saco e fazer novamente todo o processo de higienização e colocar outro coletor. Assim que a criança urinar no saco, deve-se fechá-lo colando as bordas do orifício e verificar se está bem vedado.A urina deve ser mantida em geladeira até ser levada ao laboratório.

» Urina de 12 Horas

» Urina de 12 Horas

Antes da realização da coleta de urina de 24 horas consultar o laboratório, pois, alguns exames necessitam de recipientes com conservante para o resultado correto. Outras vezes a urina deverá permanecer em geladeira durante toda a coleta. No primeiro dia pela manhã, urine noemalmente no vaso sanitário, não guardando essa urina. Anote o horário com precisão de minutos (ex.: 7:13). Daí em diante, recolher todas as micções durante 12 horas. Toda urina recolhida deve ser conservada em geladeira e entregue ao laboratório após a última coleta.Identificar o recipiente com o nome completo, peso e altura do paciente.

» Urina do Primeiro Jato

» Urina do Primeiro Jato

Para a realização deste exame, é necessário que seja colhida a primeira urina da manhã ou que o paciente esteja com intervalo de no mínimo quatro horas sem urinar. Proceder higienização dos genitais, antes da coleta, da seguinte forma: fazer a assepsia do local com sabão neutro e enxugar bem. Secar com toalha limpa ou papel toalha. Colher o primeiro jato da primeira urina da manhã (pequena quantidade, mais ou menos 10 ml) e desprezar o restante da micção. Tampar o recipiente imediatamente após a coleta. Esta urina não pode ser colocada na geladeira (inviabiliza alguns agentes de uretirtes) e deve ser enviada ao laboratório em, no máximo em 2 horas.

» Cultura de Urina

» Cultura de Urina

As mulheres devem lavar bem a região genital e anal com água e sabão pelo menos 3 vezes e enxaguar com água abundante no sentido da região vaginal para a anal. Não realizar movimentos para frente e para trás e secar com gaze ou toalha limpa. Os homens também devem lavar a região genital e secar com gaze ou toalha limpa. Recomenda-se que a coleta seja feita logo pela manhã, ao se levantar. Fora deste horário, ficar pelo menos 4 horas sem urinar, antes da coleta. Deve-se desprezar o primeiro jato da urina e coletar o médio em recipiente apropriado (coletor estéril fornecido pelo laboratório ou adquirido em drogarias). A amostra deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso haja demora, pode ser guardada na geladeira até o momento de saída. O material deve ser entregue no prazo máximo de 2 horas.

» PROLACTINA

» PROLACTINA

A coleta deve ser feita em jejum de 8 horas. Aguardar 30 minutos em repouso no laboratório antes da coleta. Este exame não deve ser feito após mamografia. O paciente não deve fazer esforço físico.

» Coleta de Escarro

» Coleta de Escarro

A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas. Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha “do peito” enão da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório ou adquirido em drogarias. Tampá-lo imediatamente. Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame. O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.

» Clearance de Creatinina

» Clearance de Creatinina

Colher toda urina de 24 horas em recipientes limpos, começando pela segunda urina do dia até a primeira do dia seguinte. A urina deve ser mantida na geladeira até ser entregue ao laboratório. Reservar um pouco da última urina e colocar em recipiente separado, caso haja necessidade de realizar sumário de urina. O paciente deve levar a amostra em jejum até o laboratório e informar o peso e a altura.

» Sangue Oculto

» Sangue Oculto

O paciente não pode ingerir carne, ovos, legumes coloridos, beterraba, espinafre e banana durante 3 dias (estes alimentos podem dar resultados falsos). No quarto dia, deve-se manter a dieta, colher uma amostra de fezes em coletor apropriado e enviar ao laboratório.Não colher fezes caso haja sangramento local. As mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação. Se houver suspeitas de sangramento, devem ser examinadas pelo menos 3 amostras de fezes.



<< Voltar